A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasil lançaram a campanha “SOS Moçambique: Cabo Delgado quer a paz”, destinada a ajudar as famílias afetadas pelos ataques terroristas na província moçambicana, sobretudo aqueles que se viram obrigadas a deixar as suas casas para procurar refúgio nas comunidades vizinhas.

“Somos todos irmãos, parte de uma família de muitos, de toda a humanidade. Por isso, as distâncias, os costumes, as diferenças, não podem justificar a indiferença. Estamos convidados a ajudar os nossos irmãos e irmãs que sofrem a todo o momento”, exorta o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Walmor de Azevedo.

No texto de lançamento da campanha, citado pela agência Fides, esta iniciativa visa sensibilizar a sociedade brasileira, em particular a comunidade cristã, para que seja solidária. Os donativos recolhidos serão enviados para Cabo Delgado e transformados em ajuda para milhares de famílias, através da Cáritas Diocesana de Pemba.

“É uma situação muito difícil, uma crise humanitária muito forte, pelo que pedimos, imploramos, ajuda e solidariedade da comunidade brasileira e da comunidade internacional”, afirma o bispo de Pemba, o brasileiro Luiz Fernando Lisboa, que trabalha há duas décadas em Moçambique.