Três anos depois da abertura do Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA), na Guiné-Bissau, este espaço, que acolhe alunos de todo o país e que se insere no programa “EU Activa – Eixo 3”, gerido pela Cáritas de Bafatá, graduou o primeiro grupo de 43 estudantes finalistas, que frequentaram o curso de Ensino Técnico Agrícola, entre o 10.º e o 12.º anos.

A formação “vai permitir que o país tenha técnicos agrícolas preparados profissionalmente”, realçou Salifo Fati, representante dos alunos finalistas. “O próximo desafio destes recém-formados Técnicos Agrícolas, será a aplicação dos conhecimentos adquiridos e a demonstração do seu empreendedorismo, através da implementação dos pequenos projetos que apresentaram no final do curso e terão apoio técnico e financeiro do ‘EU Activa – Eixo 3’”, destacou o estudante, citado pelos organismos envolvidos no projeto.

A cerimónia da entrega dos diplomas decorreu sob medidas de segurança, de forma a diminuir o risco de contágio por Covid-19, e contou com a “prestigiada presença de individualidades” como Pedro Zilli, bispo da diocese de Bafatá, Sidónio Lúcio, representante das autoridades locais, João de Barros, representante do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Yusufo Menezes, coordenador geral do projeto “EU Activa – Eixo 3”, entre outros.

O programa “EU Activa – Eixo 3” tem como propósito “contribuir para a melhoria sustentável das condições económicas e sociais das populações rurais de Bafatá, Quinara e Tombali”. A implementação do programa é coordenada pelo Instituto Camões, através do Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural (PAIDR).