Foto: EPA / Stephen Morrison

As Nações Unidas, através do seu fundo de emergência, libertaram 29 milhões de euros para socorrer a população afetada pelos combates entre as forças regionais e as tropas federais, na região de Tigré, no norte da Etiópia. A violência está a provocar um grande movimento de deslocados para o país vizinho, o Sudão, onde mais de 50 mil etíopes procuraram refúgio desde o início do conflito.

A ajuda de emergência visa auxiliar as equipas humanitárias na compra de medicamentos, luvas e outros suprimentos, para atender doentes e feridos. Além disso, vai fornecer alimentos, água potável e abrigo. No Sudão, o dinheiro irá priorizar assistência para refugiados incluindo abrigos, cuidados de saúde e água potável.

De acordo com o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, o sofrimento dos civis continua a aumentar, após seis semanas de conflito. Testemunhos recolhidos junto dos deslocados, revelam que mulheres e crianças estão a chegar ao Sudão com relatos traumáticos de violência, abuso e constrangimentos.