O catálogo de Natal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) para 2020 é constituído por um conjunto de artigos, entre os quais se podem encontrar presépios e lanternas em madeira, árvores de Natal elaboradas com corda, postais natalícios, colares e pulseiras, sacos para presentes, entre muitos outros bens.

A quantia reunida através da venda destes artigos será utilizada para apoiar os cristãos do Líbano, Síria e Iraque. “Não nos podemos esquecer de milhares de cristãos violentados pela guerra, perseguição e destruição, que se encontram em enorme sofrimento e nos pedem ajuda. É preciso que o Natal aconteça também junto destas famílias porque no seu rosto vemos Jesus, Maria e José”, explicam os promotores da campanha.

Segundo Catarina Martins Bettencourt, diretora do secretariado português da AIS, a aquisição dos bens disponíveis no catálogo de Natal é “uma forma muito concreta de ajudar quem está a passar por tantas necessidades” no Líbano, Síria e Iraque. Alguns dos artigos que integram o catálogo são oriundos de regiões do Médio Oriente, e, muitas vezes, elaborados de maneira artesanal.

Ao adquirir estes artigos natalícios “a estas comunidades cristãs que vivem nestes países”, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está “a ajudá-las no seu próprio sustento, para poderem permanecer” na sua terra natal, destacou a responsável, em declarações à agência Ecclesia.