Foto: Taizé

A edição 2020 do “Encontro europeu de jovens de Taizé” estava marcada para a cidade de Turim, em Itália, mas foi adiada um ano, devido à atual pandemia. No entanto, a 43.ª edição desta iniciativa mantém-se, podendo ser acompanhada através da Internet. O encontro dinamizado pela comunidade ecuménica de Taizé, localizada em França, vai decorrer com o tema ‘Manter a esperança em tempo propício e fora dele’, de 27 de dezembro e 1 de janeiro, e, depois de ter percorrido diversos países, vai acontecer “pela primeira vez” na própria coletividade francesa.

O tradicional “Encontro europeu de jovens de Taizé” será transmitido na Internet, de forma a “permitir a participação de jovens de todo o mundo” nas “orações comunitárias, ateliês e meditações bíblicas”. Os monges explicam que as pessoas podem participar de forma individual, e destacam que “em diferentes cidades portuguesas, vários pequenos grupos de jovens, vão reunir-se nas suas paróquias para viver localmente este encontro europeu”.

Jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos que “desejem participar nos pequenos grupos de partilha online e fazer perguntas aos oradores” devem inscrever-se no website da Comunidade de Taizé. Este evento é parte da ‘Peregrinação de confiança através da terra’, dinamizada pela comunidade ecuménica há mais de 40 anos. O encontro conta com momentos de oração nas paróquias da cidade de acolhimento, reflexão sobre temáticas como o diálogo entre povos, a paz, a fé e o compromisso social, assim como uma “Festa dos povos” na passagem de ano.