Foto: IUCN

O próximo congresso da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a maior reunião mundial sobre biodiversidade, vai realizar-se entre os dias 3 a 11 de setembro de 2021, na cidade de Marselha (França), depois de ter sido adiado por duas vezes por causa da pandemia, anunciaram esta terça-feira, 15 de dezembro, os organizadores.

O encontro costuma efetuar-se de quatro em quatro anos, reunindo milhares de intervenientes na conservação da natureza, para a definição de prioridades e novas ações de proteção dos ecossistemas. Durante o evento, costuma ser também apresentada a “lista vermelha” das espécies ameaçadas.

Este ano, o congresso esteve inicialmente agendado para junho, mas foi adiado uma primeira vez para janeiro de 2021 devido à pandemia de Covid-19, data que viria também a ser alterada. Se a próxima data for respeitada, o congresso deve anteceder e impulsionar a 15.ª reunião da Convenção da ONU sobre a diversidade biológica (COP15), que tem por objetivo estabelecer um plano mundial para proteger e restaurar ecossistemas, indispensáveis à humanidade, até 2050.