Luiz Fernando Lisboa, bispo de Pemba

Luiz Lisboa, bispo na diocese de Pemba, no norte de Moçambique, vai falar sobre a “atual crise humanitária que está a afetar milhares de pessoas, na província de Cabo Delgado”. A intervenção do prelado vai acontecer no decorrer de uma conversa online, que terá lugar esta terça-feira, 15 de dezembro, pelas 21h00.

O encontro digital será um momento para “dar voz e alertar organizações e cidadãos para a realidade desta crise humanitária que, associada à violência crescente, põe em causa a paz e os direitos humanos”, referem os promotores desta conversa. Os organizadores da iniciativa digital lembram que “há cerca de três anos que a província de Cabo Delgado está sob ataque de insurgentes com ligações ao grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, onde a violência crescente já provocou mais de 2.000 mortes e 560.000 pessoas deslocadas”.

O encontro online é uma iniciativa do Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, Cáritas Portuguesa, Comissão Nacional Justiça e Paz, Fundação Fé e Cooperação (FEC), Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), Ponto SJ, e Rosto Solidário. A conversa poderá ser acompanha em direto, através da plataforma Zoom e do Facebook da FEC.