Escola Secundária de Ciências de Kankara

As autoridades policiais, o exército e a força aérea da Nigéria continuam numa luta contra o tempo para tentar descobrir o paradeiro de cerca de 400 estudantes dados como desaparecidos, depois de um ataque a uma escola secundária no estado de Katsina, na região noroeste do país.

Segundo um porta-voz da polícia de Katsina, a Escola Secundária de Ciências em Kankara foi atacada na passada sexta-feira, 11 de dezembro, por um grupo de homens armados com metralhadoras. As forças de segurança envolveram-se numa troca de tiros com os atacantes e, durante os confrontos, os alunos aproveitaram para escalar a cerca da escola e fugir à procura de uma zona de segurança.

“A polícia, o exército e a força aérea nigeriana estão a trabalhar em conjunto com as autoridades escolares para determinar o número real de estudantes desaparecidos ou sequestrados, e há grupos de buscas a tentar encontrar ou resgatar os estudantes desaparecidos”, adiantou o responsável policial.

Recorde-se que, em abril de 2014, ocorreu um outro incidente grave do mesmo género, quando membros do grupo jihadista Boko Haram sequestraram 276 meninas do seu dormitório escolar em Chibok, no nordeste do Estado Borno. Cerca de 100 ainda estão desaparecidas.

Acredita-se que este último ataque tenha sido executado por um dos vários grupos criminosos ativos no noroeste da Nigéria. Estes movimentos armados são conhecidos por sequestrar pessoas para obter resgate.