Foto: ONU Habitat/Julius Mwelu

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) assinaram um acordo para promover a transformação digital das cidades, através do qual pretendem envolver governos, sociedade civil, setor privado e investigadores no desenvolvimento de centros urbanos mais sustentáveis, inclusivos e respeitadores dos direitos humanos.

Atualmente, metade da população mundial vive em cidades, ou seja: 3,5 biliões de pessoas. Mas este número pode chegar a cinco biliões já em 2050. Com este programa, as duas agências querem incentivar o investimento responsável e financiar as chamadas cidades inteligentes, diálogo inclusivo e o suporte de tecnologias digitais.

Para o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, este acordo de cooperação está apostado em reduzir a desigualdade e pobreza nas comunidades, assim como a necessidade de promover inclusão social e alcançar desenvolvimento sustentável urbano. Já a diretora do ONU-Habitat, Maimunah Mohd Sharif, considerou que as tecnologias digitais e dados oferecem escolhas e decisões baseadas em informação.

A iniciativa deve beneficiar todas as metrópoles com um indicador de performance para cidades sustentáveis inteligentes baseadas nos padrões de UIT, indicadores que foram adotados por mais de 100 cidades para avaliar o progresso dos centros urbanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.