Foto: PAM / Falume Bachir

O governo da Irlanda disponibilizou 2,2 milhões de euros para apoiar a assistência humanitária as populações deslocadas pela violência armada em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, o que vai ajudar a alimentar cerca de 75 mil pessoas durante dois meses, anunciou o Programa Alimentar Mundial (PAM), a entidade que vai ficar responsável pela gestão do donativo.

“Com a contribuição irlandesa, o PAM será capaz de fornecer senhas de valor a 75.000 deslocados internos por um período de dois meses. Estas senhas não são apenas uma forma de apoiar os mercados locais, mas também permitem que os beneficiários comprem alimentos e outros itens essenciais”, refere o PAM em comunicado, citado pela agência Lusa.

Segundo a agência, que foi recentemente galardoada com o Prémio Nobel da Paz e já distribuiu senhas a pelo menos 375.000 deslocados, o apoio irlandês chega num momento oportuno, tendo em conta que a agência procura meios para garantir que a assistência abranja todos os deslocados naquela província.

“Este financiamento chega num momento crítico, as necessidades estão a aumentar rapidamente devido à escalada da violência em Cabo Delgado”, disse Antonella D’Aprile, representante do PAM em Moçambique, citada no documento.