Poluição
Anualmente, são registadas sete milhões de mortes prematuras devido à má qualidade do ar | Foto: EPA / Bin Han

Os países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre o novo objetivo climático do bloco, esta sexta-feira, 11 de dezembro, depois de longas negociações em Bruxelas (Bélgica), dando assim o pontapé de saída para uma reforma das políticas para que todos os setores sejam mais ecológicos.

Os líderes dos 27 Estados-membros acordaram reduzir as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55 por cento até 2030, em relação aos níveis de 1990, melhorando a meta existente de 40 por cento. O novo objetivo pretende colocar a UE no caminho de alcançar o nível de emissões zero para 2050, a data limite que os cientistas dizem que o mundo deve cumprir para evitar os danos mais catastróficos das alterações climáticas.

“A Europa é líder na luta contra as alterações climáticas. Decidimos reduzir as nossas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55 por cento até 2030”, anunciou numa mensagem no twitter o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, citada pelas agências internacionais.