Foto: SCMVP

Na Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, no concelho de Mafra, a venda de doces tradicionais é um meio para angariar donativos para os cidadãos mais desfavorecidos. Todas as semanas encontram-se à venda broas dos Santos, e uma vez por mês, após encomenda, há filhoses. Existe ainda um cabaz de outono, constituído por filhoses, broas dos Santos, bolachas, licores, doces de abóbora, entre outros.

Segundo Sandra Santos, diretora técnica da Santa Casa da Venda do Pinheiro, a venda destes doces é uma forma de “aproveitar produtos alimentares, por vezes doados, manter as tradições e gerar receita” para a organização, sempre com um “cunho solidário”, uma vez que as verbas angariadas “são disponibilizadas para ajudar quem mais precisa, seja um idoso ou uma família”.

A quantia resultante destas vendas tem também contribuído para “ajudar na gestão corrente da instituição”, algo que assumiu uma dimensão maior este ano, uma vez que “houve uma necessidade urgente de adquirir equipamentos de proteção individual”, pelo que a verba foi utilizada com essa finalidade, conforme referiu Sandra Santos, citada pelos serviços de comunicação das Misericórdias. A confeção destes doces envolve um do grupo de voluntários da instituição, assim como as cozinheiras da Misericórdia da Venda do Pinheiro. As encomendas destes bens podem ser feitas diretamente na instituição.