trabalho

Ultrapassado apenas pela Suécia e Finlândia, Portugal está no terceiro lugar de uma lista de mais de 50 países, devido às boas práticas demonstradas no processo de integração de imigrantes, segundo o Índice de Política de Integração de Migrantes divulgado esta semana.

“As políticas de integração estão, lentamente, a melhorar nos últimos anos. Desde 2014, cada país melhorou, em média, dois pontos numa escala de 100 pontos. Os países da União Europeia subiram um ponto, tanto na Europa Ocidental quanto na Europa Central”, afirmou Thomas Huddleston, diretor de Investigação do Grupo de Política de Migração do Índice.

De acordo com este responsável, os imigrantes em países com políticas mais inclusivas acabam, por exemplo, por conseguir resultados mais equitativos na saúde. “E este é um ponto importante a considerar no futuro. Se queremos ser bem-sucedidos a combater a Covid-19, vamos precisar de políticas de saúde mais inclusivas”, sublinhou.

Num total de 100, Portugal obteve 81 pontos devido, sobretudo, às políticas ativas de integração no mercado de trabalho e à política de reunificação familiar. Mas o governo precisa de melhorar o acesso dos imigrantes à saúde e à educação, alertaram os autores do Índice.