Está em curso a campanha “Pinheiro bombeiro”. A iniciativa permite a qualquer cidadão alugar pinheiros verdadeiros para utilizar como árvore de Natal, e repete-se este ano pela quarta vez, depois de ter iniciado em 2017. A campanha tem uma dimensão ecológica, e também solidária, lembrando os tempos em que as árvores de plástico não eram uma realidade.

Parte da quantia paga pelo aluguer do pinheiro reverte para a aquisição de material profissional para os bombeiros voluntários de Portugal. Ao mesmo tempo, a campanha contribui para a prevenção de fogos florestais, uma vez que os pinheiros são o resultado de uma ação de limpeza de um terreno da zona de Coruche.

Após o Natal, os pinheiros alugados são recolhidos para serem transformados em biomassa. Existem diversos pontos de recolha pelo país, nomeadamente em Lisboa, Porto e Leiria. As pessoas interessadas em participar nesta campanha devem proceder à sua encomenda online ou levantar a sua reserva num ponto de venda. A campanha é uma iniciativa da startup portuguesa Rnters.