A “Secção Migrantes Refugiados”, um organismo da Santa Sé orientado pessoalmente pelo Papa Francisco, divulga duas sugestões para a vivência do Advento, um período em que os cristãos se preparam para o Natal.

Uma dessas propostas é um “Calendário do Advento”, que pode ser “utilizado em casa, na paróquia, na comunidade ou noutro lugar”, e que tem como propósito chamar a “atenção para com os deslocados internos através de um pensamento do Papa Francisco, uma reflexão, uma intenção de oração e muito mais”, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

A segunda das propostas é designada “Deslocados como Jesus”, e consiste num jogo que vai testar os conhecimentos dos participantes, levando-lhes também “algo novo sobre a realidade dos deslocados internos”, nesta que é considerada uma sugestão “criativa e enriquecedora”.

“Propomos um caminho que nos leva ao encontro com os últimos, e que permite um maior conhecimento da sua vida através da realização de boas práticas. Estas propostas pretendem ajudar a continuar a viver a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado”, explica o organismo do Vaticano.

Os materiais dedicados a esta iniciativa encontram-se disponíveis online. Os participantes são desafiados a enviar uma fotografia do seu calendário de Advento para o email media@migrants-refugees.va. Aqueles que forem considerados os melhores calendários de Advento terão o seu registo fotográfico publicado pela “Secção Migrantes Refugiados” nas suas redes sociais.