deslocados moçambique
Foto: Lusa

As autoridades moçambicanas esperam construir cerca de uma centena de novas aldeias, a curto prazo, para instalar as populações deslocadas devido à violência armada na província de Cabo Delgado, no norte do país.

Segundo o secretário de Estado da província assolada pelos ataques, os prazos de conclusão e os orçamentos ainda estão a ser estudados, mas existe já um projeto modelo que servirá de base aos novos aglomerados e que inclui todos os serviços básicos, como residências, escolas, espaços de lazer e unidades de saúde.

“Nós queremos garantir que as condições das populações nestas novas vilas sejam melhores em relação às que existiam nos locais da sua proveniência”, anunciou Armindo Ngunga, em declarações à imprensa local.

A violência armada em Cabo Delgado dura há três anos e está a provocar uma crise humanitária. Estima-se que já provocou cerca de 2.000 mortes e 500 mil deslocados, sendo que muitos deles continuam sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na zona da capital provincial, Pemba.