Foto: "Euronews"

Quando as pessoas não podem ir à igreja, vai a ‘igreja’ ter com elas. Com base neste princípio, e perante o confinamento que obriga os fiéis a ficarem em casa, o pároco de Portici, um subúrbio densamente povoado de Nápoles, no sul de Itália, passou a deslocar-se às moradias e prédios da sua paróquia para celebrar e levar algum conforto espiritual.

“As pessoas estão a atravessar tempos de angústia e medo. É por isso que acredito que ao comunicar proximidade e cumprimentar as pessoas não é só bonito mas é algo fundamental”, afirma o padre Don Giorgio Pisano, em declarações à Euronews.

A iniciativa do pároco tem tido tanto sucesso, que quando ela entra no pátio de cada prédio, as pessoas vão para as varandas para o cumprimentarem e falarem com ele. “É importante que sintam este calor humano antes da cerimónia. É uma celebração que fazemos em conjunto, para eles é como a missa. Isto é fundamental para nos mantermos juntos, ligados uns aos outros. Só assim é que podemos enfrentar os problemas, todos os problemas, não apenas a Covid”, explica Don Giorgio Pisano.