Foto: APOIAR

Mensagens inspiradoras pintadas em panos por escolas, agrupamentos e organizações em Portugal “estão a ser distribuídos nas turmas das escolas que já reabriram em Sofala, Moçambique”, destacam os envolvidos neste projeto, em comunicado. Os panos decorados em território português representam crianças africanas a frequentar a escola, aludem à alfabetização, através da representação de diversas letras, e têm mensagens como “A escola é o futuro”.

Além destes suportes destinados a alunos moçambicanos, está também a ser distribuída a “Mochila esperança”, algo possível no âmbito da campanha “Apoiar Moçambique”, promovida pela “APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África”.

A Organização Não Governamental (ONG) portuguesa encontra-se no terreno a auxiliar o regresso às aulas depois do encerramento das escolas devido à Covid-19. No entanto, o retorno ao espaços escolares em Moçambique está a decorrer de forma gradual e ainda não é uma realidade para todos os estudantes.

“Em Mepapa, e nas escolas do Niassa, alguns anos de escolaridade continuam fechados e, consequentemente, muitas crianças têm menos acesso a refeições diárias. No terreno continuamos a trabalhar na formação e distribuição de alimentos às famílias mais vulneráveis”, explica a ONG nacional, existente desde 1995.