A plataforma digital SmartFarmer, um portal da organização não governamental OIKOS que aproxima a produção agrícola do consumo local, lançou um conjunto de sete cabazes de Natal com produtos selecionados que garante a justa remuneração do trabalho dos produtores e tem como principal objetivo ajudar à prevenção dos incêndios florestais e reforçar a resposta à Covid-19 no distrito de Castelo Branco.

“É cada vez mais urgente apoiarmos o que resta da agricultura familiar de forma de garantir que os territórios não são abandonados e prevenir incêndios rurais. Em 2020, cinco dos maiores 20 incêndios rurais foram registados no distrito de Castelo Branco (37 por cento da área ardida em Portugal). O aumento do número de produtores e explorações no mosaico paisagístico da Beira Baixa será a melhor forma de prevenir incêndios florestais de grande magnitude” explica José Fernandes, presidente do Conselho Diretivo da OIKOS.

A SmartFarmer conta atualmente com uma rede de parceiros a nível nacional e o apoio do programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, com financiamento do POISE e da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi criada para apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares através da valorização dos produtos endógenos e, consequentemente, criação de emprego e fixação de pessoas no território.

“Estamos convictos de que a compra solidária e em circuito curto, ou seja, venda direta entre produtor e consumidor ou venda indireta através de um único intermediário, irá apoiar os produtores a suportar as perdas económicas resultantes dos incêndios de 2020 e da pandemia Covid-19”, refere João Fernandes.