Foto: Helpo

Um contentor com 28 metros quadrados recheado em Portugal com material escolar, livros, roupa, calçado, bens alimentares e brinquedos, “navegou durante três meses” e chegou agora a Nacala, no norte de Moçambique, conforme destacam os serviços de comunicação da Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida na iniciativa.

Os bens transportados no contentor desde Portugal assumem atualmente uma importância crucial, devido ao “momento difícil” vivido no norte de Moçambique, em consequência dos ataques armados e da violência na região. Os artigos doados em solo português deverão chegar “às famílias deslocadas que veem as suas vidas vazias”, destaca a Helpo.

Todo o recheio e transporte do contentor solidário foram possíveis devido à “generosidade de tantas pessoas e instituições”, assim como de “muitos parceiros, padrinhos e voluntários” que apoiam a missão da Helpo. “Juntos, conseguimos chegar a mais comunidades, a mais famílias e contribuir para o seu desenvolvimento. (…) Somos gratos a todos os que permitiram fazer chegar estes bens a Moçambique”, refere a equipa da ONGD portuguesa.