O 19.º aniversário do Centro Comunitário de Inserção (CCI), um equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra em funcionamento na baixa da cidade, vai ser celebrado no próximo dia 28 de novembro, entre as 09h30 e as 12h00, com um diverso conjunto de dinâmicas, que irão decorrer sob medidas de segurança, de forma a diminuir o risco de contágio por Covid-19.

Nesta manhã terá lugar a abertura do “Mercado social de Natal”, e será apresentada a primeira sessão do “Contadores de histórias”, um projeto que “pretende recriar narrações, ditos, lengalengas e contos populares de outros tempos”, conforme explicam os serviços de comunicação da Cáritas de Coimbra.

Está ainda prevista a inauguração da nova Biblioteca Comunitária do Centro Comunitário de Inserção. Após uma angariação de livros, este espaço vai tornar-se uma realidade, colocando à disponibilidade do público “mais de 2.150 livros disponíveis para empréstimo gratuito, mediante uma inscrição prévia”. O objetivo é assim “garantir às comunidades locais um ponto cultural comunitário de proximidade, assente no livre acesso à cultura e informação”.

O ponto de honra e o bolo de aniversário marcarão o encerramento desta manhã de celebração. A Cáritas de Coimbra refere que a iniciativa vai decorrer “com um número reduzido de convidados”. As pessoas interessadas em visitar este espaço devem proceder a um “agendamento prévio, de forma a garantir a segurança de todos”, explica o organismo humanitário da Igreja Católica.