Foto: C.M.M.

Depois da recuperação das prateleiras e armários do “Banco da mãe e do bebé”, instalado na loja quatro do Mercado Municipal de Monção, este espaço está agora mais capacitado para concretizar a sua missão: ajudar grávidas, bebés e crianças da região.

Este local de solidariedade conta com o contributo de seis voluntárias, e está de portas abertas todas as quintas-feiras, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Os responsáveis pelo espaço apelam à doação de roupa, calçado, artigos e produtos usados de bebé e criança, até aos seis anos de idade, para que estes sejam encaminhados para famílias que deles necessitem.

O “Banco da mãe e do bebé” está em funcionamento desde junho de 2015, e assume agora um impacto ainda mais crucial, numa altura em que aumentam o número de pessoas carenciadas, devido aos efeitos das medidas de contenção da Covid-19.

As famílias que beneficiam dos bens disponíveis neste espaço têm depois a missão de devolver os produtos que receberam quando já não necessitarem deles, dando assim início a um “novo ciclo de vida dos artigos e materiais usados”, conforme destacam os responsáveis pelo espaço, em comunicado. Esta resposta social permitiu já apoiar “222 famílias” com residência no concelho de Monção.

Os responsáveis pela loja solidária manifestam o seu agradecimento às suas seis voluntárias, assim como às farmácias do concelho de Monção, e à população da região, que tornam possível o funcionamento desta resposta social. “Bem-haja pelo vosso trabalho. Muio obrigado”, referem.