Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

O primeiro de três murais dedicados à igualdade em Torres Vedras já foi inaugurado. O mural faz um apelo a todos quantos se confrontem com ele – “Não deixar ninguém para trás. Amor é amor. Somos todos iguais” – pode ler-se. Além das palavras de sensibilização, o mural conta com a representação de crianças, idosos e pessoas com deficiência, num conjunto variado de cores.

A produção artística é da autoria de Madalena Bastos. A artista explica que recorreu às cores do arco-íris para mostrar que as pessoas são todas diferentes, “mas simultaneamente iguais”, algo que se torna especialmente importante frisar, numa altura em que Madalena Bastos considera “haver ainda muito preconceito”.

O mural foi elaborado na Escola 4G dos Campelos, após uma proposta da Associação para a Promoção da Igualdade (IPA), que lançou este desafio à “Rede social de Torres Vedras”, coordenada pela autarquia local.

A iniciativa integra-se na campanha “Rumo a 2030”, que visa fomentar políticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, e para assegurar o envolvimento dos cidadãos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a função dos municípios na promoção da educação para o desenvolvimento.

Torres Vedras é membro da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), uma associação sem fins lucrativos, que trabalha em prol do reforço da Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento. Integram a RICD municípios de todo o território português.