O maior parque de ciência e tecnologia de Portugal é conhecido pelo nome de Taguspark, encontra-se situado em Oeiras, e vai passar a contar uma central de energia solar com capacidade para produzir, a cada ano, mais de 1GWh de energia elétrica. O projeto prevê a instalação de 1.566 painéis solares em sete edifícios do “Centro Empresarial de Inovação e Tecnologia do Taguspark”, com uma potência total de instalação superior a 700 kWp.

Estipula-se que 97 por cento da energia produzida seja destinada ao autoconsumo nas instalações, o que vai possibilitar a este polo diminuir a sua dependência da rede elétrica em 23 por cento e evitar a emissão de 251 toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente.

Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, destaca a importância da iniciativa. “Este projeto é mais um passo importante do Taguspark rumo à sustentabilidade do edificado. (…) O contributo para a descarbonização é uma obrigação que assumimos de forma a entregarmos às gerações vindouras um planeta mais equilibrado, limpo e ambientalmente sustentável. Os nossos níveis de exigência são tão mais altos quanto maiores são os desafios que abraçamos. Queremos ser o parque mais cívico da Europa”, sublinha o responsável.