Foto: Município de Viseu

Já está em curso o projeto “Plantação de árvores no Parque Urbano de Santiago – Uma escola / Uma árvore”. A iniciativa vai envolver os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho Viseu, procurando alertá-los para as questões ambientais e para a necessidade de preservação da natureza.

O projeto é dinamizado pelo município de Viseu, em parceria com a “Associação Nacional de Conservação da Natureza” (Quercus). Os dois organismos procederam a uma seleção de 57 árvores e arbustos autóctones, os quais serão apadrinhados por cada uma destas escolas de Viseu.

As árvores e os arbustos serão plantados no Parque Urbano de Santiago, “um espaço que une as duas margens do rio Pavia”, conforme destacam os serviços de comunicação do município de Viseu. Devido à atual pandemia, a plantação das árvores deverá envolver “um número reduzido de crianças”. Assim, as plantações serão concretizadas, de “forma simbólica, pelos alunos da Escola da Ribeira, em representação de todas as crianças”.

No entanto, para que os alunos de todas as escolas se possam sentir envolvidos nesta ação, “será enviada uma mensagem aos diferentes estabelecimentos, juntamente com uma ficha com identificação da ‘árvore Amiga’”. Assim que as condições o permitam, “cada escola receberá para plantação uma ‘árvore/arbusto Amiga’, idêntica àquela que terão no Parque de Santiago”, adianta a Câmara Municipal de Viseu.