Até dia 4 de dezembro é possível entregar brinquedos novos na sede da Cáritas Diocesana de Coimbra, localizada no Areeiro, e, até ao dia 14 do mesmo mês, é possível deixar no mesmo espaço bens alimentares, artigos de higiene ou vales de compras. As duas angariações de bens acontecem no âmbito da iniciativa “Natal solidário”, uma ação promovida pela Cáritas de Coimbra com o objetivo de proporcionar uma quadra natalícia mais feliz, às pessoas mais desfavorecidas daquela região.

Os bens doados vão permitir dar forma a cabazes solidários de Natal. Segundo a Cáritas de Coimbra, dos cabazes natalícios farão parte bens como “bolo-rei, óleo, bolachas, feijão, grão, compota ou mel, produtos hortícolas, bacalhau, farinha, leite, atum, queijo, produtos de higiene, azeite, açúcar, cereais ou papas, salsichas, produtos congelados e presentes novos para crianças”.

Os responsáveis por este organismo humanitário da Igreja Católica apelam “à comunidade, aos particulares e empresas, às paróquias, aos fornecedores e demais entidades, que enquanto cidadãos atentos à realidade vivida em todo o mundo, num tempo que desafia a criatividade e solidariedade, que se unam ao Centro de Apoio Social e que o ajudem a cumprir a sua missão de apoio às famílias que a ele recorrem”.

Todos quantos estão envolvidos nesta campanha agradecem, desde já, a “generosidade e solidariedade de todos os que certamente se unirão nesta iniciativa e irão proporcionar um Natal mais aconchegante a muitas famílias”. No último ano, a Cáritas de Coimbra “fez chegar 203 cabazes de Natal a 670 pessoas e ainda brinquedos a 300 crianças”. Este ano, e com o contributo da comunidade, a Cáritas de Coimbra espera “conseguir chegar ainda a mais famílias do que nos anos anteriores, famílias essas que ficaram em situações de extrema carência económica e social devido à pandemia da Covid-19”.