Foto: Helpo

Depois da casa onde vivia com os pais ter sido incendiada em Macomia, distrito da província de Cabo Delgado, em Moçambique, na sequência de ataques armados ocorridos na região, Ibraimo Mussa Selemane, de 18 anos de idade, tornou-se numa das cerca de 355 mil pessoas deslocadas devido a este conflito.

O jovem deixou a sua comunidade de origem no passado mês de maio, tendo depois rumado em direção a Miéze. Com o apoio de um amigo, Ibraimo partilha agora casa e tenta reerguer a sua vida, procurando que o ensino faça parte de todo este processo. Foi exatamente a vontade de não abandonar os estudos, que levou o jovem a dirigir-se à Escola Secundária Comunitária Padre Atanásio Mwitu, assim que chegou a Miéze, e a inscrever-se e a mostrar o seu desejo de continuar a estudar.

“Agora vendo crédito (para telemóvel) e com esse dinheiro consegui comprar caderno e caneta. O uniforme é emprestado”, disse Ibraimo, citado pela Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, empenhada no apoio aos refugiados de Cabo Delgado.

Exatamente com o objetivo de contribuir para o reingresso escolar dos alunos deslocados, a Helpo ofereceu a este jovem moçambicano e a 12 colegas seus na mesma situação, um uniforme novo, uma mochila e material escolar. A oferta visa contribuir para que estes jovens “continuem focados nos seus objetivos e tenham a resiliência necessária para avançar”, conforme destacam os serviços de comunicação da organização nacional.