Foto: EPA / Martin Alipaz

O Banco Mundial, com o apoio da Aliança Mundial para a Segurança Hídrica e Saneamento (GWSP, na sigla em inglês), lançou um portal com os dados sobre a água a nível global, uma plataforma que permite, pela primeira vez, consultar uma lista organizada com informação disponibilizada por diversas fontes e instituições.

A criação deste novo portal surgiu para dar resposta às inúmeras solicitações de países que pretendiam obter informações, por exemplo, de como desenvolver de forma mais eficaz os projetos de saneamento para combater doenças transmitidas pela água, que zonas específicas seriam mais afetadas pela contaminação da água, ou onde poderiam resultar melhor as novas técnicas de regadio.

Por outro lado, as várias investigações realizadas em todo o mundo pelo Banco Mundial, mostraram a importância da informação confiável para abordar a contaminação da água, através da divulgação de dados da qualidade da água em determinado local, que podem ajudar as comunidades a recorrer a outras fontes de abastecimento.

Os gestores do portal esperam agora que os usuários se convertam em “colaboradores” e comecem a partilhar os seus dados para que a plataforma se torne mais representativa, abrangente e precisa. Além disso, acreditam que a informação disponibilizada não é apenas um recurso, mas também um convite à ação.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *