A Rede Parlamentar de Mulheres Livres de Violência promove um encontro online esta terça-feira, 10 de novembro, a partir das 09h00, para debater a violência contra as mulheres no desporto, um problema que preocupa os responsáveis de várias organizações depois da descoberta de vários casos de abuso.

“Apesar do aumento da participação de mulheres atletas em eventos desportivos durante as últimas décadas, contribuindo para derrubar estereótipos e desigualdades de género, o fenómeno de violência contra mulheres e meninas no desporto tem saído do anonimato, contribuindo para que, além das investigações que venham ser feitas, se possam adotar práticas que previnam e combatam essa violência”, explicam os promotores da iniciativa.

O fenómeno tem estado no centro das preocupações da Comissão para a Igualdade e Não Discriminação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE), que em conjunto com a sua Rede Parlamentar de Mulheres Livres de Violência, está a elaborar um relatório sobre “A luta por igualdade de condições – acabar com a discriminação contra as mulheres no mundo do desporto”. O acompanhamento do encontro pode ser feito através da página da Rede no facebook.