Foto: "Vida"

Associações de agricultores de diversos bairros do Canchungo, na Guiné-Bissau, receberam um total de cinco encontros onde foi apresentado o projeto “Mindjeris di Amanha”, e, posteriormente, identificadas as as horticultoras interessadas em participar. Segundo os envolvidos na iniciativa, “a grande maioria das mulheres mostrou-se bastante interessada”.

Além da apresentação do projeto e da identificação das mulheres interessadas, foi iniciada a “preparação de um terreno, cedido pelas autoridades tradicionais, que servirá de campo de demonstração das práticas agroecológicas e de agricultura biológica dirigidas às horticultoras-vendedoras”, adiantam os promotores desta ação.

O projeto “Mindjeris de Amanha: Fortalecimento da atividade produtiva e comercial das mulheres horticultoras-vendedoras da Região de Cacheu” é financiado pelo Instituto Camaões, contando com o apoio da Vida, uma ONG portuguesa. A iniciativa contribui para a segurança alimentar e resiliência das comunidades envolvidas, algo que assume uma dimensão ainda mais importante numa altura em que o mundo enfrenta as consequências de uma pandemia.