Praça São Pedro

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou esta quarta-feira, 4 de novembro, que os Museus Vaticanos, o Museu das Vilas Pontifícias e o Reparto de Escavações, vão encerrar ao público a partir de amanhã, dia 5, “como medida de prevenção e em conformidade com as normas sanitárias das autoridades italianas diante do agravamento da pandemia no país”.

Os museus do Vaticano já tinham sido encerrados no início de março, na sequência das medidas do governo italiano para conter a difusão da Covid-19. Depois de quase três meses fechados, reabriram no início de junho, com novas regras de higiene e segurança e uso obrigatório de máscara. Agora, voltam a fechar portas, pelo menos até 3 de dezembro.

As medidas de prevenção aconselhadas pelas autoridades de saúde italianas também estão a ser postas em prática noutras instâncias da Santa Sé. A partir desta quarta-feira, por exemplo, o Papa Francisco voltou a realizar a Audiência Geral na Biblioteca do Palácio Apostólico, para evitar qualquer risco para a saúde dos participantes e depois da sinalização de um caso positivo de coronavírus durante a Audiência Geral de 21 de outubro.