Foto: "Vida"

A cidade de São Domingos, na Guiné-Bissau, recebeu esta semana uma formação em aleitamento materno, especialmente dedicada a técnicos de saúde. A ação formativa “foi dada em dois dias, para duas turmas”, de forma a “manter as devidas medidas de segurança”, no contexto da atual pandemia da Covid-19.

A iniciativa foi uma ocasião para a apresentação do “Manual de boas práticas alimentares na gravidez e na infância”, e também para a mostra de “cartões de aconselhamento”, os quais poderão ser utilizados pelos técnicos de saúde “para aconselhamento das mulheres grávidas e das respetivas famílias com crianças menores de cinco anos”.

Os “cartões de aconselhamento”, assim como a ação de formação, tornaram-se uma realidade no âmbito do projeto “Reforço dos serviços de nutrição e da capacidade de gestão integrada dos centros de saúde dos setores de São Domingos e Bigene – Região de Cacheu”.

Estes suportes a utilizar pelos técnicos de saúde foram desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde daquele país africano. O projeto é implementado no terreno pela ONG VIDA, em parceria com as organizações HELPO e a Mundo A Sorrir, e contando com o financiamento do Instituto Camões e da Unicef Guiné-Bissau.

Os envolvidos na iniciativa, destacam, em comunicado, que o aleitamento materno é o “alimento ideal que cobre as necessidades nutricionais do bebé”, e é também a prática isolada “com maior impacto na redução da mortalidade infantil”.