Representantes das Igrejas católicas da Ásia reúnem-se na Coreia do sul, para falar de diálogo entre religiões. O cadeal do Ecumenismo assina importante documento
Representantes das Igrejas católicas da Ásia reúnem-se na Coreia do sul, para falar de diálogo entre religiões. O cadeal do Ecumenismo assina importante documentoO cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para Unidade dos Cristãos (PCPCU) assina na Corei do Sul o documento sobre a doutrina da justificação entre a Igreja católica e a Igreja Metodista. O documento fora assinado anteriormente com a Igreja luterana.
O cardeal participava no seminário ecuménico, que decorreu, de 7 a 21 de Julho no ambiente acolhedor da “Casa de arão”, um centro de espiritualidade da diocese de Su-won. Foi organizado pela Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FaBC), pela Comissão da Conferência Episcopal Coreana para o Diálogo Ecuménico e Inter-religioso (CBCK) e pelo PCPCU
Nele participaram vários bispos que representaram as Igrejas locais do Vietname, Tailândia, Indonésia, Bangladesh, Myanmar, Filipinas, Macau e Hong-Kong, e alguns sacerdotes delegados das comissões para o diálogo ecuménico. O superior dos Missionários da Consolata da Coreia, padre Diego Cazzolato, também participou no seminário.
O cardeal Walter Kasper proferiu duas conferências sobre os “princípios católicos do Ecumenismo” e sobre as “Novas Situações e Desafios ao Movimento Ecuménico”. Seguiram-se outras conferências e debates, por vezes acalorados, sobre os vários temas apresentados.
Os representantes das Igrejas locais da Ásia falaram da situação ecuménica nos seus países, assim como das perspectivas e problemas do diálogo inter-religioso. Merece especial relevo a comunicação da experiência de diálogo entre os bispos católicos e os ulema islâmicos das Filipinas . as conclusões do seminário serão tornadas públicas proximamente pelo secretariado do seminário.