A agência das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) registou uma nova de deslocados pelo conflito de Cabo Delgado, que em duas semanas ‘empurrou’ mais de 11.200 pessoas para Pemba, a capital provincial.

“Entre 16 e 29 de outubro, pelo menos 219 barcos transportando 11.280 pessoas chegaram a Pemba. Quase metade das pessoas deslocadas são crianças e pelo menos 25 estão sozinhas, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM)”, revelou a OCHA em comunicado.

Nesta nova vaga de deslocados, segundo a agência Lusa, foram identificadas 19 mulheres grávidas, mais de 100 idosos, cerca de 180 pessoas com necessidade de assistência médica imediata e 10 pessoas com deficiência. Vários testemunhos dão conta de fugas em barcos à vela, à deriva durante três a quatro dias, sem água ou comida, com algumas pessoas a morrer durante a viagem.

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, é palco há três anos de ataques armados desencadeados por forças classificadas como terroristas. Estima-se que o número de mortos resultantes dos ataques se situe entre as 1.000 e as 2.000 pessoas. A semana passada, o primeiro-ministro moçambicano disse no parlamento que “as ações terroristas” já provocaram 435 mil deslocados internos.