Foto: OIM

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com o Ministério da Saúde da Somália, inaugurou uma clínica médica em Doolow que tem como objetivo prestar cuidados de saúde gratuitos a pessoas deslocadas internamente, em particular a crianças, mulheres grávidas ou que estão a a amamentar.

A nova infraestrutura, financiada pelo governo japonês, irá assegurar assistência médica às mais de 5.800 famílias residentes em Kabasa, uma das comunidades de deslocados internos mais pobres da Somália.

“Agora temos cinco salas permanentes para atender pacientes, bem ventiladas, com água corrente e eletricidade as 24 horas, nos sete dias da semana, parteiras muito bem preparadas e o equipamento necessário para assistir os partos e aumentar a qualidade dos serviços destinados às mães e aos recém-nascidos”, disse Fatuma Aden, representante da OIM em Doolow.

A Somália é o quatro país do mundo mais densamente povoado por pessoas deslocadas internamente. Quase três décadas de conflito, impactos ambientais recorrentes e cada vez mais intensos, tais como as secas e inundações, e também a pior invasão de gafanhotos dos últimos 25 anos, forçaram muitas pessoas a abandonar as suas terras e a procurar noutros locais mais segurança e um melhor acesso aos serviços básicos.