A tradicional decoração de Natal da Praça São Pedro, no Vaticano, poderá ser apreciada pelos peregrinos entre os próximos dias 11 de dezembro e 10 de janeiro. Este ano, o presépio será constituído peças de uma “frágil coleção composta por 54 estátuas”, criadas por alunos e professores do “Instituto de Arte F.A. Grue”. As estátuas estiveram pela primeira vez expostas na cidade italiana de Castelli, em dezembro de 1965, tendo também já passado por Roma, Jerusalém, Belém e Tel Aviv.

Criadas em Castelli, na província de Teramo, em Itália, as peças são “maiores do que o tamanho natural”, conforme indicam os serviços de comunicação do Vaticano. As estátuas na Praça de São Pedro “serão colocadas lateralmente a uma plataforma luminosa de cerca de 125 metros quadrados, que envolve parte do obelisco com uma pequena inclinação”.

A árvore de Natal é proveniente do município de Kočevje, próximo ao Rio Rinža, no sudeste da Eslovénia. A árvore natalícia é também conhecida abeto-falso (peccio) e tem 28 metros de altura por 70 centímetros de diâmetro. As delegações provenientes de Castelli e da cidade de Kočevje, que irão presentear o Papa Francisco com o presépio e a árvore de Natal, respetivamente, serão recebidas em audiência pelo Santo Padre na manhã do dia 11 de dezembro.