A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta sexta-feira, 30 de outubro, que vão ser disponibilizados 220 milhões de euros “para financiar o transporte transfronteiriço seguro de pacientes nos casos em que isso for necessário”. O objetivo é assegurar assistência aos doentes com Covid-19, sempre que houver perigo de rutura nos sistemas de saúde nacionais, nomeadamente nos cuidados intensivos.

Para que a transferência de doentes possa ser feita e o dinheiro possa ser bem utilizado, “é preciso haver troca de informação” entre os países comunitários, vincou a responsável após uma reunião por videoconferência com os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) sobre a pandemia.

“Quanto mais os Estados-membros partilharem informação [uns com os outros], melhor poderemos coordenar a resposta. Por exemplo, se tivermos melhor partilha de dados sobre a capacidade dos cuidados intensivos, e onde existe menos capacidade, podemos permitir o transporte de pacientes e isso pode ser organizado atempadamente”, precisou Ursula von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia insistiu também na monitorização dos casos positivos de Covid-19, anunciando que o executivo comunitário vai avançar com um formulário uniformizado de passageiros para assegurar o rastreamento nas viagens dentro da UE. “Informei os líderes europeus de que a Comissão vai avançar com documento piloto em novembro e, portanto, o objetivo é ter um formulário uniformizado na UE até final do ano”, disse a responsável.

Por fim, Ursula von der Leyen defendeu a utilização das aplicações móveis (‘apps’) nacionais – como a StayAway Covid desenvolvida em Portugal – e da sua interligação ao nível da UE para que os cidadãos possam ter acesso e ser avisados de exposição a casos positivos em qualquer lugar da Europa.