“O que acontece na internet não fica só na internet”. É este o mote de uma nova campanha de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio Vítima (APAV). A iniciativa visa alertar os utilizadores da Internet, para sete problemas que podem ocorrer online.

A campanha ganha forma através de sete imagens, que alertam para igual número de problemas que podem ocorrer nas plataformas digitais: “data breaches, phishing, burlas online, grooming, sextortion, cyberbullying e crimes de ódio”.

A iniciativa foi planeada com o objetivo de “prevenir a vitimação online” e promover a divulgação dos serviços de apoio da “Linha Internet Segura”, que tem como número 800 219 090, conforme destacam os serviços de comunicação da APAV.

Esta ação acontece no âmbito no âmbito do “Projeto ROAR: Empoderamento às vítimas de cibercrime”, cofinanciado pelo “Fundo para a Segurança Interna – Polícia – Comissão Europeia”, e no qual a APAV conta com a parceria nacional da Procuradoria-Geral da República, da Guarda Nacional Republicana, e de outras entidades.