Foto: AMI

A décima Missão de Natal da Assistência Médica Internacional (AMI) é uma iniciativa que existe com o propósito de prestar apoio aos agregados familiares acompanhados por esta organização humanitária, por se encontrarem numa “situação de pobreza e exclusão social”, em Portugal ou além-fronteiras, em áreas como a saúde, a nutrição, educação, associativismo, negócios sociais e ambiente.

O objetivo é proporcionar a todas estas pessoas “uma quadra digna e feliz”, conforme se pode ler num comunicado da AMI. É possível contribuir para a décima “Missão de Natal da AMI” de diversas formas: financiando um cabaz, oferecendo lembranças a crianças e a idosos e distribuindo presentes solidários.

O ator Diogo Mesquita é o embaixador desta iniciativa, pelo quarto ano consecutivo. “Antes de ser ator e muito antes do meu nome, sou pessoa. Tendo a responsabilidade profissional na mudança de mentalidades e na aculturação de uma sociedade, faz todo o sentido juntar-me à AMI, que contribui todos os dias e, de uma forma prática para a consciencialização e mudança de atitude de todos nós, carimbando de esperança e amor cada ser humano. É por isto que a AMI passou a existir na minha vida. Por trabalhar com pessoas para pessoas, e do coração para corações”, refere o ator.

No último ano, a equipa da AMI prestou apoio a “9.788 pessoas em Portugal”, lidou com “1.386 pessoas em situação sem-abrigo”, distribuiu “géneros alimentares a 5.037 pessoas”, serviu “mais de 180 mil refeições”, e fez com que “mais de 100 pessoas das 328 apoiadas através gabinetes específicos de apoio ao emprego da AMI” conseguissem um emprego.

Em 2019, o trabalho da AMI levou também ao desenvolvimento de “39 projetos internacionais em 20 países”, e envolveu a intervenção em “mais de 200.000 metros quadrados de terrenos florestais”. “Tudo isto só foi possível graças à generosidade, empenho e dedicação de todos os nossos doadores, voluntários, parceiros e equipas”, destacam os serviços de comunicação da AMI.