O médico Luís Dias Pereira e a enfermeira Anabela Raposo, ambos portugueses, estiveram no Hospital Doutro Ayres de Menezes, na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, onde levaram a cabo a 32.ª missão de oftalmologia, explicam os envolvidos no projeto, em comunicado.

A iniciativa prolongou-se durante duas semanas, tendo permitido realizar “376 consultas médicas e de enfermagem, 81 intervenções cirúrgicas e várias ações de formação dirigidas aos técnicos de saúde são-tomenses”, assim como uma palestra direcionada aos técnicos de saúde e à população em geral.

A iniciativa aconteceu no âmbito do “Saúde para todos – Rumo à sustentabilidade”, um projeto realizado em São Tomé e Príncipe desde janeiro de 2017 pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), em parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, com o financiamento do Instituto Camões e da Direção Geral da Saúde de Portugal.

A 32.ª missão de oftalmologia realizou-se entre os passados dias 3 e 17 de outubro, depois de um período de interregno devido aos constrangimentos de deslocações motivados pela atual pandemia. As missões da especialidade de oftalmologia devem continuar no país em 2021.