A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apela aos portugueses para darem sangue e ajudarem a salvar vidas, uma vez que a retoma das cirurgias e da atividade hospitalar fez aumentar o consumo e as reservas nacionais registam já dois tipos de sangue em falta.

“As reservas nacionais estão já a ressentir-se com o regresso da atividade hospitalar. Apelamos mais uma vez à dádiva por parte de pessoas saudáveis, principalmente os dadores ativos entre os 24 e os 45 anos. Apesar dos esforços realizados entre julho e agosto, há já falta de dois tipos de sangue: O+ e A+. Esta falta recorrente justifica-se com o facto de a maioria dos portugueses serem dos grupos sanguíneos A e O”, alerta Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

O processo de colheita de sangue não demora mais de 30 minutos e o dador só precisa ter pelo menos 18 anos, 50 quilos e ser saudável. “A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar, adotando todos os cuidados necessários”, adianta o presidente da FEPODABES.