plástico mar
Foto: Joel Saucedo

Um novo estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCIN, na sigla em inglês) divulgado esta terça-feira, 27 de outubro, revela que são atiradas para o mar Mediterrâneo cerca de 230 mil toneladas de plástico todos os anos, devido à má gestão de resíduos. A organização alerta ainda para o risco da duplicação destes números até 2040.

De acordo com os dados de estudos feitos no terreno e na pegada de plástico marinho, e das estimativas do fluxo de plástico em 33 países em torno da bacia do Mediterrâneo, a IUCIN chegou à conclusão que quase 230 toneladas de plástico são desperdiçadas anualmente no mar, o equivalente a mais de 500 contentores de navios cheios.

Recorde-se que a poluição causada por plástico é prejudicial para a vida marinha, causando a morte de animais quando ingerido, e pode afetar a cadeia alimentar, com potenciais efeitos negativos para a saúde humana. Uma vez deitado fora no mar, o plástico, na maioria das vezes, deposita-se nos sedimentos sob a forma de microplástico (partículas do tamanho inferior a cinco milímetros).

Segundo o estudo, citado pela agência Lusa, os países que mais deitam fora plástico no Mediterrâneo são o Egito, Itália e Turquia. Os autores da pesquisa destacam ainda que o fim do uso de sacos de plástico e uma melhor gestão da recolha de lixo permitiriam reduzir em mais de 50 mil toneladas a quantidade de plástico deitada fora anualmente no mar.