Foto: Projeto Flaw4life

“Flaw4life” é o nome de um projeto português de aproveitamento da “fruta feia”, que esta semana recebeu o “Life”, um prémio para o ambiente concedido pela União Europeia (UE). Em comunicado, a Comissão Europeia em Portugal destaca que esta iniciativa permitiu diminuir, até ao momento, o desperdício alimentar em mais de 2.300 toneladas, uma quantia comparável à quantidade anual de alimentos desperdiçados por 13.000 pessoas.

Os prémios “Life” foram entregues no âmbito da “Semana verde da UE”, que decorreu online devido à atual pandemia. O programa “Life” da UE distinguiu três categorias, a do ‘Ambiente’, para Portugal, a da ‘Natureza’, para um projeto da Eslovénia, e a da ‘Ação climática’, para um projeto da Hungria.

Estes galardões são concedidos a projetos considerados inovadores, inspiradores e seguros nos domínios da proteção da natureza, do ambiente e da ação climática. Os vencedores foram selecionados entre 15 finalistas. O programa “Life” é o instrumento de financiamento da União Europeia para o ambiente e a ação climática.