O município de Reguengos de Monsaraz está prestes a avançar com a implementação do projeto “Economia circular – reutilização de água residual tratada para rega e águas de serviço”. A iniciativa deverá contribuir para “reduções nos consumos de água no sistema público de distribuição de água do concelho”, conforme explicam os serviços de comunicação da autarquia, em comunicado.

Entre outras estruturas, este projeto envolve a criação de uma “rede de distribuição de água residual tratada final, numa extensão de 340 metros, até aos pontos de entrega para a rega do parque da cidade e para o sistema de entrega de água reutilizada para águas de serviço e lavagens de viaturas”. O objetivo desta iniciativa é “reduzir os consumos de água potável para usos como a rega de espaços verdes, lavagens de ruas e viaturas, assim como para águas de serviço, nomeadamente higiene urbana e infraestruturas de esgotos domésticos e pluviais”.

O município de Reguengos de Monsaraz pretende ainda “incrementar a reutilização das águas residuais tratadas para usos agrícolas ou urbanos compatíveis com a sua qualidade final e aumentar a resiliência do sistema de abastecimento de água em baixa do concelho a períodos de escassez de água, de modo a adaptar o sistema às alterações climáticas”.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *