Foto: "Viveiro Municipal de Proença-a-Nova"

A campanha “Troque resíduos por plantas” parte para uma nova edição nesta quarta-feira, 21 de outubro. A iniciativa vai estar em curso no Viveiro Municipal de Proença-a-Nova, espaço onde os cidadãos vão poder entregar pilhas, carregadores, tinteiros ou pequenos eletrodomésticos.

A campanha foi criada com o propósito de alertar a população para a “necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados, como é o caso das pilhas e das baterias que não devem ser colocados no lixo comum já que podem demorar até 500 anos a degradar-se”, destacam os serviços de comunicação municipais, em comunicado.

“Por cada 25 pilhas, dez carregadores, dez tinteiros ou dois pequenos eletrodomésticos que os munícipes entregarem no Viveiro Municipal, receberão uma planta à escolha, de entre as variedades disponíveis”, referem os promotores da campanha. A iniciativa constitui-se assim como um apelo à “entrega destes produtos” recebendo, de volta, árvores e arbustos.

A entrega destes materiais será também uma oportunidade para conhecer uma exposição de fotografias e de desenhos, criados por ocasião do aniversário do Viveiro Municipal de Proença-a-Nova, no passado mês de abril. Devido à atual pandemia, este ano, todos aqueles que desejarem contribuir para esta campanha devem proceder a uma marcação prévia através, do número 274 670 000. A entrega dos resíduos poderá ser feita entre as 09h30 e as 16h30.

Em 2019, foram mais de 50 as pessoas que participaram na campanha “Troque resíduos por plantas”. No total foram recolhidas “3.540 pilhas, 86 pequenos eletrodomésticos e 138 lâmpadas que foram entregues ao ‘Projeto Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova’”. Nesta edição foram distribuídas “240 plantas – 80 árvores, maioritariamente sobreiros e pinheiros mansos, e 160 arbustos”. A campanha é promovida pelo Município de Proença-a-Nova.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *