“Sorrisos de papel” é o nome de uma campanha da associação Sol Sem Fronteiras (Solsef), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que propõe o envio de postais entre pessoas desconhecidas, por ocasião do Natal, com o objetivo de “ajudar a criar novos laços de amizade”.

Num ano de pandemia, em que o distanciamento físico deve ser cumprido, os promotores desta campanha explicam que pretendem “apostar ainda com mais força na iniciativa e pôr o foco nos idosos, que têm estado mais isolados e, muitas vezes, sem acesso à tecnologia digital que os conecte com o mundo”.

Para participarem nesta campanha, os cidadãos são convidados a adquirir “um postal solidário” da ‘Sol Sem Fronteiras’ e a escreve uma mensagem “dirigida a um utente de uma Instituição de Solidariedade Social, previamente selecionada pela escola, empresa ou grupo”. Cada postal será depois entregue pelos correios a um utente da instituição.

A quantia reunida através da compra destes postais será encaminhada para o projeto “Capacitação pedagógica”, que irá decorrer em Bafatá, na Guiné-Bissau, em parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá. Os elementos da ONGD nacional deixam o seu apelo – “Ajuda-nos a espalhar sorrisos neste Natal. Participa com a tua escola, empresa ou grupo.”