ano propedêutico pode facilitar a adaptação de novos seminaristas. Instituto Superior de Teologia pondera esta “iniciação”, já para o próximo ano lectivo.
ano propedêutico pode facilitar a adaptação de novos seminaristas. Instituto Superior de Teologia pondera esta “iniciação”, já para o próximo ano lectivo. O Instituto Superior de Teologia (IST) sedeado em Viseu, pode vir a ter, já no próximo ano lectivo, um ano Propedêutico, no processo de formação dos candidatos ao sacerdócio.
Os responsáveis pelos seminários de Viseu, Lamego e Guarda, que compõem o IST, estiveram estudam a possibilidade de seguir o exemplo das dioceses de Lisboa e Leiria, no campo da formação.
O director do Instituto, João antónio Pinheiro defende que em causa está a adaptação dos novos seminaristas, “sobretudo dos que vêm do ensino oficial”. Nota-se “uma certa dificuldade de ambientação, não só ao tipo de estudos mas também ao tipo de vida comunitária e ao silêncio”. Por isso, acrescenta, “há uma iniciação que poderia ser positivo fazê-la previamente”, salienta.
a reflexão que estes responsáveis estão a fazer centra-se, agora, no “ponderar o local de funcionamento”, deste ano propedêutico.