Foto: Santuário de Fátima

Os peregrinos de Fátima foram convidados a “cooperar” no “esforço que Portugal inteiro é chamado a fazer” para conter a Covid-19, na Eucaristia que teve lugar no recinto de oração do santuário da Cova da Iria, na manhã do último domingo, 11 de outubro.

A presidir à celebração esteve Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, que aludiu à sensação de “dispersão” que surge ao olhar para aquele espaço. “É verdade que olhando para este largo recinto de oração, dá-nos a impressão de estarmos dispersos, por causa do distanciamento que nos é recomendado por motivos de saúde”, no entanto “sentimo-nos profundamente unidos, na mesma fé, nesta certeza de que o Senhor está no meio de nós”, destacou o religioso, citado pelos serviços de comunicação do santuário.

A cerimónia contou com a participação de cerca de seis mil peregrinos, entre os quais três grupos organizados: dois portugueses e um francês. A celebração decorreu já com as medidas adicionais ao plano de contingência, previstas para a peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, que inicia esta segunda-feira, 12 de outubro, e que se prolonga até ao dia seguinte, 13, sob a presidência de José Ornelas, bispo na diocese de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

De forma a garantir o distanciamento físico no recinto do Santuário de Fátima, este espaço apresenta agora marcações no solo, sendo que é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos. No final da celebração, José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima, agradeceu o “comportamento exemplar” dos fiéis.