A diocese de Vila Real anunciou esta sexta-feira, 9 de outubro, a suspensão temporária das missas e das atividades pastorais nas paróquias do arciprestado de Barroso, no concelho de Montalegre, devido ao agravamento da situação pandémica e à solicitação manifestada pelas autoridades sanitárias locais.

“Apelamos aos cristãos para que cumpram o preceito dominical acompanhando a Eucaristia pela televisão, rádio ou internet. Os sacerdotes continuarão a celebrar privadamente nas igrejas paroquiais pelo povo de Deus a eles confiado”, referem os serviços diocesanos em comunicado.

A decisão abrange ainda os funerais, que “devem ter celebrações breves” e ser “restritos aos familiares, respeitando todas as regras em vigor” até que a situação epidemiológica no concelho melhore, adianta a mesma nota.

Segundo dados divulgados pela Unidade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega, o município transmontano contabilizava 60 casos ativos na quinta-feira, 8 de outubro, registados sobretudo das freguesias de Salto e Montalegre.