“Promover a literacia em saúde mental e combater o estigma associado às doenças mentais”. Este é o principal objetivo do curso online gratuito sobre saúde mental, que está disponível desde sexta-feira, 9 de outubro, numa iniciativa da associação Manifestamente, apoiada pelo Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM) e Direção-Geral de Saúde (DGS).

“Não é preciso a pessoa ter algum problema de saúde mental para fazer sentido assistir a este curso. Pelo contrário, é numa ótica mesmo da promoção da saúde mental e até da prevenção de algum problema de saúde mental que possa surgir”, explicou à agência Lusa a psiquiatra e coordenadora do projeto, Beatriz Lourenço.

Lançada na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, esta ação pretende ajudar a população a proteger a sua saúde mental, “mas também alerta para os sinais que podem significar” que a pessoa deve procurar algum tipo de ajuda para si ou para terceiros. Em simultâneo, disponibiliza informação para facilitar a marcação de uma consulta de psiquiatria ou de psicologia.

“As nossas vidas mudaram drasticamente com a Covid-19. O medo de contrair a doença, a sobrecarga dos profissionais de saúde, a adaptação das escolas, o teletrabalho, o isolamento social e o desemprego são enormes desafios à saúde mental de todos nós. Acreditamos que [este curso] pode fazer uma enorme diferença na forma como compreendemos e gerimos a nossa saúde mental”, afirmou, por sua vez, o diretor do PNSM, Miguel Xavier.

O programa formativo foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros especialistas em saúde e comunicação, durante vários meses, e pode ser assistido na página digital da associação (www.manifestamente.org).

Tagged: